miércoles, 2 de junio de 2010

5 de junho: Dia do meio ambiente

Onde desejamos viver?
Esse dia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção para os problemas e para a necessidade urgente de ações. Se fazem declarações e se comprometem a tomar conta da Terra, mais são só promessas.
A questão ambiental é um assunto que consegue igualar todas as pessoas nesse planeta. O que acontece de um lado afetará aos outros!
O meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o mundo, já a meados do século XX um biólogo alemão, Ernst Haeckel (1834-1919), estudou a relação dos seres vivos com o meio ambiente, propus o nome Ecologia para esse ramo do estudo da biologia.
Podemos, cada um de nós, já fazer a nossa parte... Precisamos economizar os recursos naturais. O ozônio está destruído, os raios ultravioletas estão afetando o sistema imunológico do homem. Os propelentes de sprays, dos chips de computadores e, principalmente, em aparelhos domésticos, como geladeira e ar-condicionado estão envenenando o ar. Os inseticidas utilizados em plantações são muito mais nocivos do que dizem as publicidades.
Os donos dos laboratórios são os encarregados das investigações e da difusão das contaminações. Pode-se ter confiança neles? As políticas dos governos não têm em conta isso. O sim?
O buraco da camada de ozônio, no entanto, continua aumentando e só deve estar recuperada na metade do século XXI. Mas isto se forem respeitadas todas a metas do Protocolo de Montreal...
As florestas originais, somente cobrem uma parte da superfície do planeta. As matas simplesmente desaparecem, sendo a principal forma de desmatamento as queimadas de grandes áreas para o cultivo da agricultura e a prática da pecuária. A comercialização da madeira, a expansão dos centros urbanos, a construção de estradas e o extrativismo de interesse econômico são outros importantes motivos que levam à devastação. As florestas morrem permanentemente...
A emissão de resíduos sólidos, líquidos e gasosos em quantidade acima da capacidade humana de absorção é o que chamamos de poluição.
Poluição do ar, das águas, do solo, sonora, diversas designações para um único problema:
A interferência negativa do homem no equilíbrio ambiental... Acho que é um raciocínio coletivo. O planeta contaminado não tem vida para ninguém. O 5 de junho lembraremos,... mais a contaminação é de todos os dias. A nossa é pequena, a dos poderosos é maiúscula. A única maneira: O cumprimento dos pactos internacionais.
Hilda

2 comentarios:

  1. É importante ter datas para lembrarmos do que deveríamos todos os dias. Não posso fazer muito, mas sou vegetariano e faço coleta seletiva, por respeito ao meio ambiente. Muita gente não sabe, mas o consumo de carne não é só uma violência contra os animais, mas contra o próprio homem. A produção em larga escala, as técnicas de criação contemporâneas, a própria emissão de gás produzida pela população de bovinos, suínos, caprinos, os combustíveis envolvidos nos transportes desses alimentos, a energia gasta na conservação, tudo isso está em jogo quado comemos carne. Não tenho a pretensão de mudar a cabeça e os hábitos alimentares de ninguém, mas gostaria de aproveitar a ocasião para a quem ler este comentário que faça uma reflexão sobre o tema no dia 05/06. Pensar não custa nada e não é poluente.

    ResponderEliminar
  2. Acho que pensar não custa nada e não é poluente... a gente se abster dos outros temas... Obrigada pelo comentário

    ResponderEliminar