sábado, 24 de julio de 2010

Os donos dos cérebros.

São muitos os que vivem a ilusão de ser donos de seu cérebro e de suas opiniões.
Na realidade, muitas vezes, os verdadeiros donos são os Médios de Comunicação. Os Médios de Comunicação são empresas, geralmente multinacionais, donas dos jornais que as pessoas lerão, das emissoras da televisão que assistirão, das rádios que escutarão...
Também são donas das pesquisas que fazem virar as eleições pessoais, que fazem trocar os brinquedos dos meninos, os tênis dos adolescentes e os carros dos adultos...
Assim considerem,inverterão nas bolsas de valores e manejarão a economia dos países. Têm o poder de chamar as pessoas a manifestações e que elas sejam multitudinárias, basta lembrar as pessoas que estiveram na Praça de Maio na Copa de 1978 enquanto o ditador Videla falava para “seu público”.
Os chamados de Médios são empresas donas de rádios, jornais, revistas, canais de televisão... trabalham ocultando a informação –o que não se mostra, não existe- ou mostrando somente a faixinha que eles quiseram mostrar. Fora do contexto as notícias viram até ser opostas.
Quando falam pessoas convidadas, às vezes ela manifesta uma opinião e no escrito ao pé diz o contrário. Um bom exercício é tomar conta disso...

Escute e leia, não tem coincidência, não amigo.

Acho que uma das lutas dos homens e mulheres de todo o mundo é por ser donos de seu cérebro e assim poder ser donos de suas opiniões.
HM

5 comentarios:

  1. Bien Hilda, me encanta tu interés por las formas electrónicas y las redes informáticas! Un abrazo Bruno

    ResponderEliminar
  2. Excelente trabajo de mi amiga "pasiva"!!!!! jaja. Así me gusta, digna plumerillense!!!! Beso
    Lily

    ResponderEliminar
  3. Completamente de acuerdo
    Besos
    Norman

    ResponderEliminar
  4. Interesante lo que escribiste. Me hizo pensar. Acá te envío mis elucubraciones:
    Yo me pregunto si es tan así, la colonización de nuestros cerebros. Estoy de acuerdo con el gran poder de los medios. Lo vimos en cada movilización de la sociedad. Pero yo creo que si bien ejercen un gran poder en la opinión de la mayoría de la gente, incluídos nosotros, por el monopolio de la información, hablar de adueñarse de nuestros cerebros me asusta.
    La opinión es una parte de nuestros pensamientos. Por suerte los elaboramos no solamente con los Medios, también utilizamos otras fuentes.
    Vas a lograr que yo escriba! Soy tan fiaca para eso.
    Cariños
    Blanca N. T.

    ResponderEliminar
  5. Para que nadie se apropie de tu cerebro en necesario una EDUCACIÓN que de autonomía, independencia, etc. y de criterios para que no te usen como corderito.
    Besos
    Estela Z.

    ResponderEliminar